Causas da poluição ambiental
O que causa poluição ambiental? A resposta é bastante simples – é o acúmulo de contaminantes químicos no ar, na terra ou na água. Esses produtos químicos têm efeitos nocivos no corpo humano e, quando inalados ou absorvidos pela pele, podem produzir consequências imediatas e de longo prazo para a saúde. Então, como podemos prevenir ou reduzir as causas da poluição ambiental?
As causas da poluição ambiental são numerosas e variam de produtos químicos agrícolas usados no cultivo de pesticidas e fertilizantes naturais usados em gramados e jardins. Você pode ler vários ensaios redação sobre poluição ambiental para entender melhor as causas desses poluentes. Existem também poluentes comerciais em grande escala, como resíduos tóxicos produzidos por usinas de energia, escapamentos de veículos e emissões industriais. Embora a poluição industrial seja mais prevalente nos países industrializados, a agricultura produz grandes volumes de resíduos contaminados nos países em desenvolvimento. Isso inclui resíduos gerados por processos agrícolas, como a fabricação de pesticidas, fertilizantes e hormônios. Como resultado, muitos produtos químicos comumente usados nessas indústrias são transportados para o nível regional e nacional e se tornam a fonte de contaminação no ambiente natural. Essa água contaminada pode então ser usada para irrigação, água potável e lavagem e pode até lixiviar para o lençol freático.
Uma das principais fontes de poluição ambiental é a queima de combustíveis fósseis para a produção de energia. Este é um problema global com potencial para causar graves problemas ambientais nas próximas décadas. Isso inclui mudanças climáticas, poluição do ar e redução da camada de ozônio. Embora seja difícil esperar uma solução completa para o problema do aquecimento global, muitos cientistas acreditam que o uso de gás natural e carvão como fontes de energia pode ajudar a resolver o problema.
Outra grande fonte de poluição ambiental vem do transporte e consumo de combustíveis fósseis. As emissões dos automóveis são responsáveis por mais de 60% de toda a poluição do ar nos Estados Unidos. As emissões vêm da produção de combustão de combustível, como escapamentos de veículos e combustão de combustível em usinas de energia. Quando os veículos queimam combustível, uma quantidade de emissões gasosas é liberada na atmosfera. Essas emissões gasosas incluem dióxido de carbono, óxido de enxofre e óxidos de nitrogênio. O efeito negativo dessas emissões na atmosfera está sendo discutido na comunidade científica.
A última causa significativa da poluição ambiental vem do impacto da revolução industrial no ambiente natural. Os processos industriais causaram grandes mudanças nos ecossistemas do mundo, resultando em grandes mudanças nos espaços ambientais da Terra. Isso inclui a erosão do solo, o carregamento do solo devido à fertilização química e a poluição de áreas úmidas. Isso teve um grande impacto no abastecimento de alimentos, afetando os agricultores e a vida selvagem. Mudanças na cadeia alimentar podem ter um impacto negativo na qualidade de vida humana. Essa é uma das razões pelas quais a poluição ambiental é uma das principais causas de preocupação para pesquisadores e organizações ambientais em todo o mundo.
Conforme discutido acima, existem muitas razões por trás das causas da poluição ambiental. No entanto, as razões mais importantes são a perda de habitat, resíduos e substâncias tóxicas e os perigos ambientais naturais. Isso inclui erosão do solo, poluição da água, exposição ocupacional a produtos químicos e resíduos tóxicos, etc. Uma mudança na maneira como vivemos ajudará a reduzir alguns desses problemas. No entanto, será necessário reduzir ou eliminar gases sintéticos ou de efeito estufa prejudiciais e reduzir os aterros e os resíduos de certas indústrias