Edifícios mais inteligentes e sustentáveis em Belém

/ / Clipping

Já imaginou morar em um ambiente em que basta um toque no smartphone para abrir vagas de estacionamento em seu prédio? Onde, mesmo se você esquecer as luzes do seu apartamento ligadas, dá para regulá-las à distância? Essas são algumas das inúmeras funcionalidades de um futuro idealizado pelos edifícios inteligentes. Você sabia que Belém, também conta com um edifício inteligente?

Um empreendimento totalmente automatizado e inteligente está sendo construindo no coração da cidade pela Urbix Construção e Inovação. O prédio está com as obras em andamento e tem o prazo de 36 meses para ser entregue aos moradores que terão a experiência do que existe de mais moderno no mercado imobiliário do mundo.

Toda a estrutura tecnológica que ampara os edifícios inteligentes têm o objetivo de fazer o melhor uso de recursos. Em termos de energia elétrica, surge também o conceito de eficiência energética, que está bem alinhada a esse perfil de construção. Um exemplo prático: estima-se que soluções como biometria e acendedor automático de lâmpadas, quando integradas chegam a economizar em torno de 22% da energia usada no local.

Veja algumas soluções de iluminação mais usadas em edifícios inteligentes

Iluminação por sensores

A iluminação da construção conta com a luz natural e com a artificial. Os sistemas de sensores ajudam a equilibrar o uso entre essas duas fontes. A sensibilidade dos equipamentos, como as lâmpadas de led, permite que o sistema reconheça a presença humana e o escurecer do dia, por exemplo.

Janelas inteligentes

Os materiais que constituem as janelas, o tamanho e o formato delas também têm relação íntima com a iluminação do local.

Obter controle ampliado sobre a construção
Os moradores poderão mudar a estrutura do apartamento de acordo com seus gostos.

INOVAÇÃO DE PONTA A PONTA:

Entre as inovações, está o uso do BIM (Building Information Modeling), plataforma automatizada que possibilita o cumprimento à risca do cronograma, com o controle de todo o processo construtivo, da concepção do projeto a entrega do empreendimento

 

Ubirajara Marques

Formado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Administração pela Getúlio Vargas de São Paulo com MBA em Finanças Corporativas pela Universidade de Manchester na Inglaterra. Tem atuado nos setores de construção de 1999, exercendo atividade como Engenharia de obras em grandes empresas de São Paulo e do Pará. Também atuou em projetos de estruturas geotécnicas, como barragens e túneis para linhas de metrô. Como especialista nas áreas de finanças corporativas, vem atuando em projetos de Valuation e M&A de empresas, viabilidade e avaliação de risco e em consultoria financeira e de investimento como empresário, sócio – fundador da Construtora Servmix e da Urbix Incorporações.

SOBRE O GRUPO SERVMIX

A Urbix é uma empresa voltada à incorporação imobiliária e aos negócios da Real State do Grupo Servmix, que desde 2008, atua no Pará e em outros estados nas áreas de construção civil, serviços gerais e tecnologia ambiental. Em dez anos de atuação, a Servmix escreveu uma história de credibilidade no mercado. São mais de 25 obras, entre públicas e privadas, que trazem o DNA da Inovação.

Preencha o formulário e fique por dentro das novidades